Novidades na construção civil: as principais notícias da semana

Retomada da construção civil, concreto auto-adensável, blocos de construção criados pela Tesla e muito mais: confira as principais notícias da semana e fique por dentro da novidades na construção civil:

Construção civil é retardatária na retomada

De acordo com a última Sondagem da Construção da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a recuperação da construção civil segue em ritmo lento. Apesar de valores mais favoráveis – como o Índice de Confiança da Construção, que aumentou para 82,1 em março – o cenário ainda não pode ser considerado positivo. Em fevereiro deste ano, o setor cortou 3.607 postos de trabalho com carteira assinada. A contratação de crédito imobiliário cresce lentamente.
Para a coordenadora de Projetos de Construção da Fundação Getúlio Vargas, Ana Maria Castelo, os resultados obtidos em março mostram que a confiança do setor retomou a trilha de recuperação, fechando o primeiro trimestre de 2018 com alta relevante. No entanto, os índices positivos ainda estão restritos a algumas atividades, como a edificações.

Em Portugal, faltam operários na construção civil

Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas alerta para a escassez de mão de obra para a construção civil no país. Ao todo, seriam necessários entre 80 e 100 mil trabalhadores para suprir as demandas do setor em 2018.

Apesar de parecer uma boa oportunidade para trabalhadores do Brasil e de outros países, a falta de operários da construção civil é resultado de outro problema: a falta de valorização dos profissionais do setor. O salário base da categoria não teve reajuste nos últimos 10 a 12 anos, e as obras públicas ficam sem pretendentes porque os preços iniciais propostos pelo Governo não são realistas. Com isso, os trabalhadores deixaram o país em busca de salários mais convidativos – cerca de 200 mil trabalhadores migraram para países como Alemanha, França e Itália nos últimos seis anos.

 

Deixe um Comentário